Wikipedia

Resultados da pesquisa

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Relações entre Psicologia e Filosofia: A psicologia filosófica


Relações entre Psicologia e Filosofia: A psicologia filosófica - William B. Gomes (http://www.ufrgs.br/museupsi/dicotomia.htm)



William B. Gomes fala sobre os erros filosóficos que retardaram o desenvolvimento da Psicologia e que repercute até os tempos atuais. Até mesmo nos cursos de graduação o estudo da Filosofia dentro da Psicologia é bastante abstrato, ou seja, a fundamentação é feita a partir de conceitos gerais, que não pode ser representado por fatos ou coisas reais. No entanto, ele acredita que a Filosofia contribuiu em vários aspectos do desenvolvimento da Psicologia.
Durante minhas pesquisas concordo com Gomes em relação as contribuições que a Filosofia proporcionou em relação à Psicologia. Graças as especulações  que ela fez em torno do homem e da sua interioridade, foi que surgiu a primeira tentativa de sistematizar a psicologia.
Quando a filosofia se desliga da religião e a psicologia se destaca como um ramo especial da Filosofia, ela torna-se ciência. 
Acredito que a Filosofia contribuiu muito com o desenvolvimento da Psicologia, mesmo havendo erros. Até porque devido os erros é que se pôde chegar à outros aspectos.