Wikipedia

Resultados da pesquisa

sexta-feira, 24 de abril de 2015

ILUMINISMO

    O Iluminismo, ou "Século das Luzes" foi uma fase histórica de grandes transformações, as quais ressoam até hoje. Recebe esse nome em oposição à "era das trevas", como os iluministas nomeavam a Idade Média. Os pensamentos de dissociação do Estado e da Igreja e os ideias de liberdade, igualdade e fraternidade culminaram na Revolução Francesa, que, por sua vez, estabeleceu direitos a todos os homens, vide Declaração Francesa dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789).
     Embora, à primeira vista, as transformações oriundas dos ideais iluministas sejam apenas políticas ou sociais, suas consequências trouxeram mudanças importantes à sociedade, não só francesa, mas de forma mundial, principalmente no ocidente. As mudanças foram tão radicais que uma nova ciência surgiu em virtude dessas transformações, a Sociologia.
     As mudanças sociais, logicamente, acarretaram em mudanças comportamentais importantes. Hoje, por exemplo, as liberdades individuais e coletivas são cláusulas pétreas da maioria das Constituições ocidentais, pois a dignidade humana, desde a concepção, é levada muito a sério. O sentimento de aversão aos governos absolutistas, ditaduras e radicalismos são inerentes ao homem moderno e qualquer dessas manifestações provocam, sem dúvida alguma, intolerância ou, no mínimo, nos faz lembrar de que o homem nasceu para ser livre, pensamento muito diferente da "era das trevas", quando se aceitava com muita facilidade o que era ditado pelos poucos detentores de poder, fosse o monarca ou fosse igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário